segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Organização é tudo

Ei gente!

Hoje eu vim falar sobre um dos pontos mais importantes de uma viagem (na minha humilde opinião): ORGANIZAÇÃO!

Não sei vocês, mas eu quase nunca viajo em cima da hora. E isso, por mais que possa parecer ruim pelo ponto de vista da ansiedade (natural a todos os viajantes!), é um fator que deve contar a seu favor! Cada minuto disponível no meu dia, nos meses que antecedem uma viagem, vira uma hora de pesquisa. Seja para descobrir novos restaurantes, procurar cupons de desconto, fazer listas de compras ou explorar fotos e mapas da cidade. 

Então deixe-me explicar como eu faço para me organizar. Depois de decidir um destino, a primeira coisa a fazer é pesquisar qual é a documentação necessária para a viagem. Isso porque, dependendo do que for preciso (vistos ou passaporte por exemplo), conseguir esse documento pode demorar mais do que você imaginava e, se as passagens já tiverem sido emitidas, você vai ter uma dor de cabeça tremenda. Também é preciso ver a situação do seu passaporte. Em alguns países, ele precisa ter um período mínimo de validade para que você possa entrar. Então, ítem número um do check list é a DOCUMENTAÇÃO. (Abre parêntese: não se esqueça de verificar também se é exigida alguma vacina específica no destino que você escolheu!).

No meu caso, como todos aqui em casa já temos passaporte e visto para os EUA, hora de passar para o passo número 2: QUANDO VIAJAR? Então aí vai uma listinha de perguntas que vão te ajudar a definir a data da viagem: 
- Seus filhos podem viajar fora do período das férias?
- Você prefere frio, calor, ou uma temperatura mais amena?
- Que tipo de programa você pretende fazer? Passeios ao ar livre, visita a museus, praias, parques aquáticos, esquiar?
- Já pediu férias no trabalho ou vai aproveitar um feriado prolongado?

Respondidas essas perguntas, hora de checar se existe coerência nas respostas. Não adianta você dizer que não suporta calor, mas só pode viajar para a Disney em julho por causa das férias do seu filho. Vai ter que abrir mão de alguma coisa. No verão, o calor em Orlando é de matar, os parques ficam lotados. Em dezembro, até a primeira quinzena, as temperaturas são mais baixas e as filas, menores. Então pesquise bem antes de bater o martelo.

Depois que a gente decidiu quando viajar, e quanto tempo ficaríamos lá, hora de definir quais parques queríamos visitar. Os quatro da Disney, obviamente, não poderiam faltar. Como somos todos Pottermaníacos aqui em casa, os da Univesal também não podiam ficar de fora. Fora esses, Sea World e Busch Gardens também. Este último, principalmente, porque já estaríamos em Tampa na chegada e também porque adoramos montanhas russas radicais. Também estavam na nossa lista do Discovery Cove (porque eu queria-porque-queria nadar com golfinhos), o Aquática e o Legoland. Era muuuuuito parque pra pouco tempo! E ainda tinham as compras!!!! Então optamos por tirar o Legoland e fechamos assim:


A gente tentou de toda forma seguir o que estava previsto. Claro que alguma coisa ou outra precisou ser adaptada, mas sem prejuízos ao planejamento final. Ao longo dos próximos posts, eu vou tentar descrever, com o máximo de informações possível, como foram essas lindas duas semanas de férias em Orlando.

Até chegarmos lá, foram muitos preparativos: aluguel dos carros, compra de ingressos para os parques, contratação do seguro saúde, pesquisa de preços das compras que faríamos pela internet, busca pelos cupons de desconto.... enfim! Tudo isso ficou organizado em uma pasta, que nos acompanhou até o último minuto da viagem.

Contei com a preciosa ajuda da Monique, da Continente Turismo, pra fechar grande parte dos preparativos da viagem. Ela foi fundamental, porque tem experiência e consegue resolver tudo pra gente. E ainda conseguiu preços muito bons. Sem contar que, com uma agência, a gente tem mais garantias de que tudo vai dar certo, do que simplesmente quando compra pela internet.

Com excessão dos ingressos dos parques, que comprei pela Decolar e da reserva do Hotel, feita pelo Booking.com, todo o resto ficou a cargo da Monique.

Bem, aos poucos vou contando mais sobre esses detalhes da viagem. Espero que as dicas possam ajudar quem ainda está planejando. Se ainda tiver dúvidas, não se faça de rogado! Deixa um recadinho aí pra mim que eu respondo rapidinho, ok?

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário