segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Escolhendo o hotel em Orlando



Sempre que viajamos, e eu já contei isso aqui no blog, eu reservo hotéis pelo Booking.com. Muita gente me pergunta se é seguro, e eu digo que, pessoalmente, nunca tive problemas. Aliás, na única vez que não reservei por esse site, e sim pelo Submarino Viagens, tive uma péssima experiência. Viajamos para Buenos Aires em 2008 (nossa primeira experiência internacional) e reservamos do Days Inn. Pra nuuuuunca mais!

Chegando lá, como infelizmente é comum, nos deparamos com uma realidade bem diferente do que vimos nas fotos do anúncio. O quarto era tão pequeno, mas tão pequeno, que entre a parede e a cama não tinha mais que um metro. Era uma peleja organizar as malas, escolher o que vestir, etc. O café da manhã era horroroso e, mesmo ele estando incluído na diária, comemos fora quase todos os dias. Mas isso é assunto pra outro post (será que um dia eu vou conseguir voltar no tempo e postar nosso diário de Buenos Aires? Espero que sim!!!).

Enfim! Depois dessa má experiência, passei a reservar pelo Booking e a conferir, detalhadamente, as avaliações de outros hóspedes no TripAdvisor. Anote bem esse nome!!! Esse site é o melhor amigo de quem reserva hotéis pela internet.


No TripAdvisor, além da opinião de outros viajantes, você vê fotos que os hóspedes fazem! Chega daquela lenga de fotos produzidas, que no fim, nada têm a ver com o quarto que você vai ter que dormir!
 Então, minhas pesquisas começam assim: Eu primeiro estabeleço, com o marido, quanto do nosso orçamento vamos dedicar à hospedagem. No caso de Orlando, definimos o teto de R$3mil para 13 diárias.
Definido o orçamento, pesquisei a região da “cidade” em que vamos ficar. Eu coloquei “cidade” entre aspas porque os parques de Orlando não ficam exatamente em Orlando, e sim em Lake Buena Vista, que é coladinha lá!

Outros critérios que eu considero essenciais: estacionamento gratuito, wi-fi gratuita no quarto (muitos têm só no lobby), recebimento gratuito de encomendas (vamos comprar algumas coisas pela internet antes de viajar pra não perder tempo com isso lá), segurança, conforto (essa história que hotel é só pra dormir até cola quando se trata de uma ou duas noites. Mas pra ficar duas semanas, conforto é bom e eu gosto!) e, ainda, microondas e frigobar no quarto.

Esses dois últimos porque, como a grande maioria dos hotéis em Orlando (assim como em NY) não tem café da manhã incluído na diária, a gente sempre pode abastecer a geladeirinha com coisas básicas como frutas, sucos, geleias, etc e comer no quarto mesmo. Dá pra economizar umas boas “obamas” nessa brincadeira!

Assim, parti para semanas de pesquisa. Juntar todos esses critérios em uma única opção não foi nada fácil. Mesmo assim, vários hotéis entraram na nossa seleção. Tinha uns tão baratos, mas tão baratos, que desconfiamos e tiramos da lista. Comecei então, a buscar as avaliações do TripAdvisor.

Mas aí também tem uns poréns. Muita gente reclama de coisa, pra mim, sem importância. O fato de o hotel não ter funcionários que falem português ou não oferecerem café da manhã, na minha opinião, não pesa. Limpeza do quarto todos os dias, também dispenso! Quanto menos entrarem no meu quarto, melhor! Cordialidade é bom, mas por regra, eu não me deixo abalar por funcionários com cara fechada! Mando um sorrisão pra eles e pronto. Faço minha parte!

Até que cheguei à minha decisão final, reservei uns 3 hoteis. A vantagem do Booking.com é essa. Você pode fazer a reserva e pagar só quando chegar lá. Se desistir de viajar com um prazo “x” de antecedência, cancela de boa e não paga multa nenhuma. Só tem que ter atenção ao prazo.

Em alguns hotéis no Booking.com você pode reservar e, se mudar de ideia, cancelar sem pagar nada!

Normalmente, esses hotéis que oferecem cancelamento gratuito cobram um pouco mais pela diária. Foi o caso do nosso. As 14 diárias em quarto para 4 pessoas, com duas camas de casal, para pagamento antecipado (sem o direito de cancelar) ficaram por R$2.777,00. Com os impostos, câmbio, etc, pagamos R$2.900. Totalmente dentro do nosso orçamento. Fiz o pagamento pelo próprio site Booking e paguei com um cartão de crédito internacional, à vista. Dois dias depois, entrei no site do próprio hotel e enviei um e-mail para confirmar se eles receberam minha reserva. Tudo certo! O gerente foi bastante simpático e retornou todos os meus 5 e-mails (até agora!) com bastante rapidez.

Também me lembrei de escrever pra eles pra confirmar a internet, o estacionamento e o recebimento gratuito de pacotes. Imprimi todas as nossas conversas e coloquei na pastinha da viagem. Assim, se chegar lá e tivermos alguma surpresa negativa, tenho os e-mails assinados pelo gerente para comprovar.
Bem, por uma questão de segurança, eu não vou falar ainda o nome do hotel. Mas assim que a gente voltar, eu prometo um post detalhado, contando tudo sobre ele.

Se alguém tiver alguma experiência e quiser compartilhar com a gente, o espaço para comentários está à disposição! Dúvidas, da mesma forma! Posso voltar com mais dicas sempre que for preciso!


Beijos, e até breve!!!

Um comentário:

  1. Muito bom esse texto, vai me ajudar demais na filtragem p escolher o hotel. Parabéns!

    ResponderExcluir