sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NY e seus boroughs

Você deve estar se perguntando: NY e seus o quês??? Eu respondo: NY e seus borougs! É isso mesmo!!! Meio complicado de entender no início, mas rapidinho você pega o jeito e se familiariza com a divisão da cidade.

Nova York, na verdade, não é só uma cidade. Dá nome também a um estado norte-americano, cuja capital,  ao contrário do que muitos pensam, não é NYC, e sim a cidade de Albany que fica a pouco mais de 250Km da, agora sim, capital do mundo!

New York City, no entanto, é dividida em cinco boroughs (distritos ou bairros, segundo o Google Translator). São eles: Queens , Brooklyn, Staten Island (pronuncia-se “státen ailand”, e não “stêiten” como muitas pessoas dizem), Bronx e Manhattan (que a maioria das pessoas chama de NY) .



Já o distrito de Manhattan também é todo dividido. Pelo que notei até agora, o que deve facilitar muito a sua localização. Há mais ou menos 200 anos, a essa parte da cidade foi, digamos, remodelada. Foi uma das primeiras cidades planejadas do mundo moderno. Como a cidade estava crescendo descontroladamente, a câmara municipal decidiu organizar a bagunça. Manhattan foi, então, dividida entre ruas (horizontais) e avenidas (verticais), que são numeradas, respectivamente, de 1 a 155 no sentido sul>norte e de 1 a 12 no sentido leste>oeste. Portanto, você agora sabe que, para ir da 3rd para a 5th Avenue por exemplo, você deve se deslocar para a esquerda (no sentido do Hudson River) e, se quiser ir da 43th para a 56th street, você deve subir a ilha, no sentido do Bronx. Simples, né?

Ao mesmo tempo, também é bom pensar a cidade de uma forma bastante conhecida! Quem nunca ouviu falar nos termos Upper Side, Midtown e Downtown? Quem sabe um poquito que seja de inglês vai se localizar com mais facilidade. Quem não sabe não precisa se desesperar! Vou explicar: Manhattan é divida em  zonas geográficas. Up (que significa alto), Mid (meio) e Down (baixo). Além disso, temos ainda East (leste) e West (oeste). Até aí beleza, né? Liçãozinha básica de geografia do ensino fundamental. Assim, pense no Central Park (que toooooooodo mundo sabe que é um imenso quadrado verde no meio da selva de pedras) como o verdadeiro centro da cidade. A partir dali pense: o que estiver acima e à esquerda está em Upper West Side. À direita, ainda lá em cima, Upper East Side. o que estiver perto do meio está em Midtown, que às vezes também é dividido em east e west, e por ali – vamos falar disso depois – tem a Broadway (que no mapa abaixo está indicada como Theater District) e a Times Square, que também é lá pertinho. Abaixo temos Lower Manhattan ou Downtown. Ali ficam, por exemplo, o Financial District (onde ficavam as Torres Gêmeas e onde está a famosa Wall Street) e a conhecida Brooklyn Bridge.


Agora ficou mais fácil entender, não ficou? Para mim, entender essa divisão foi fundamental no planejamento da minha viagem. Nas minhas pesquisas, sempre que encontro um ponto específico e decido que ele vai entrar no meu roteiro, a primeira coisa que faço é descobrir em qual parte da cidade ele está. Assim, o meu planejamento está todo sendo feito de modo a respeitar estas zonas. No dia que eu for passear por Midtown West, certamente pode saber que é ali que estarão as atrações dos bairros de Hell´s Kitchen e Chelsea, onde, por sua vez, eu vou visitar o Chelsea Market e, dali, para o Highline… mas isso é assunto pra outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário